Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook Twitter Google+ email email

​DOAÇÃO DE SANGUE: Na semana da criança, Fhemeron apela aos adultos pela doação


Fhemeron_Baixa-no-estoque-de-sangue_08.04.16_Foto_Daiane-Mendonça-10
Esta postagem foi publicada em 10 de outubro de 2017 Destaques, Interior.

a semana da criança, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) faz apelo aos adultos para aumentar o estoque de sangue tendo em vista o número significativo de crianças fazendo tratamento de quimioterapia e radioterapia e consequentemente necessitando de sangue, principalmente o hemocomponente plaquetas.

O estoque da fuFhemeron_Baixa-no-estoque-de-sangue_08.04.16_Foto_Daiane-Mendonça-10ndação está abaixo da média dos tipos sanguíneos O + (mais utilizado em cirurgias) e O – (considerado um sangue raro). Só para se ter uma ideia, compareceram nesta segunda-feira, até às 9h, 15 doadores voluntários, sendo que oito tinham tipo de sangue O + e nenhum doador O -.

A coleta de sangue é realizada em seis municípios; na segunda quinzena deste mês a unidade da Fhemeron de Cacoal vai abrir das 7 às 18 horas, antes funcionava somente pela manhã; em Porto Velho a fundação continua abrindo aos sábados até às 18h30, para atender principalmente as pessoas que trabalham no comércio.
Fhemeron_Doacão-de-Sangue_18.09.15_Foto_Daiane-Mendonça-6

QUEM PODE DOAR

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora de sangue. Os jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. E para doar até os 69 anos, a pessoa precisa começar a doar antes dos 60 anos. O doador deve estar em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos. Homem pode doar até quatro vezes ao ano com intervalos de 60 dias. Mulher pode doar até três vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.

Fonte:Secom

 


17 Visualizações

Nenhuma banner para exibir



-